- Detalhes
- Escrito por mateus
- Categoria: Uncategorised
- Acessos: 89
Equipamento: PromethiON 2 SOLO COMPLETE PACK SISTEMA P2 SOLO COMPLETO PARA SEQUENCIAMENTO E ANÁLISE DE GENOMAS
Fabricante: OXFORD NANOPORE TECHNOLOGIES
O desafio do sequenciamento de genomas maiores e mais complexos tem sido superado pelo surgimento de plataformas de sequenciamento de nova geração (NGS) com tecnologia de leituras longas (long-read). Essa plataforma de sequenciamento, a qual utiliza uma estratégia de sequenciamento por “nanoporos”, permite o fornecimento de dados genômicos de microrganismos e macrorganismos oriundos das coleções biológicas do CBS-FURG e de outras fontes.
A OXFORD NANOPORE TECHNOLOGIES é referência mundial na fabricação de Sequenciadores de DNA e RNA. Sua tecnologia de nanoporos tem revolucionado o campo de sequenciamento de DNA e RNA pela sua portabilidade e capacidade de geração de longas sequências (cada flow cell pode gerar de 10 a 30 Gb de dados de sequência de DNA/RNA), além de gerar dados em tempo real, permitindo que a análise seja realizada durante o experimento.
- Detalhes
- Escrito por mateus
- Categoria: Uncategorised
- Acessos: 101
Equipamento: Citômetro de Fluxo CytoFLEX LX BD FACSyphony™ A1
Fabricante: Beckman Coulter, Inc.
O BD FACSyphony™ A1 é um citômetro de fluxo de bancada multi-laser refrigerado a ar com a capacidade de adquirir 14 ou 16 parâmetros fluorescentes.O equipamento é capaz de determinar a dispersão de pequenas partículas, como vesículas extracelulares, partículas virais, exossomos, entre outros. É utilizado com enfoque em estudos de biodiversidade e bioprospecção e todos os seus desdobramentos, servindo à pesquisa, inovação tecnológica, ensino e assistência, trazendo grande impacto na melhoria da qualidade dos estudos referentes à biodiversidade. O equipamento tem grande capacidade de análise para determinar o potencial biotecnológico de um determinado tipo celular, tais como sua capacidade de armazenar óleo ou de produção de pigmentos. Entre outras inúmeras possibilidade de uso do citômetro de fluxo, destacamos: avaliação de integridade mitocondrial e do DNA em diferentes modelos experimentais expostos a agentes tóxicos; avaliação de atividade espermática, enzimática, de reparo de DNA em estudos epidemiológicos prospectivos e transversais; uso de marcadores pró e anti-inflamatórios em pesquisas epidemiológicas e clínicas envolvendo exposição a agentes potencialmente tóxicos; e aplicação na vetorização de fármacos a células específicas.
- Detalhes
- Escrito por mateus
- Categoria: Uncategorised
- Acessos: 2309
Os estudos sobre moluscos marinhos do Brasil, incluindo os cefalópodes, foram iniciados pelo Professor Eliezer de C. Rios na década de 1960, fundador do Museu Oceanográfico que leva seu nome. Ao longo dos anos o Professor Rios constituiu uma das maiores coleções de conchas de moluscos de América Latina, incluindo conchas e exemplares preservados de cefalópodes.
Na década de 1980, com a incorporação do navio de pesquisas Atlântico Sul, iniciou-se uma série de levantamentos de pesquisa nos quais começaram a ser coletados cefalópodes para estudos taxonômicos e de dinâmica populacional e foi formada uma coleção de trabalho no Laboratório de Recursos Pesqueiros Demersais e Cefalópodes (LRPDC) do Instituto de Oceanografia da FURG, organizada pelo Professor Manuel Haimovici. Na década de 2000, os cefalópodes da coleção do Museu Oceanográfico foram transferidos fisicamente parao LRPDC e ambas coleções foram unificadas e lotadas no Centro de Biodiversidade Subtropical (CBS/FURG) em 2019. A coleção está sob os cuidados do Professor Haimovici e da Dra. Ana Cecilia Mai, com a colaboração da Dra. Tatiana Leite e o Ms Sc. Davi de Vasconcellos.
Na coleção encontram-se depositados exemplares coletados em levantamentos de biodiversidade de todo o mar territorial e a zona econômica do Brasil.
Em outubro de 2022 a coleção constava de 680 lotes, totalizando 2224 exemplares catalogados de 41 famílias, incluindo exemplares de praticamente todas as espécies com ocorrências registradas no Brasil. Forma parte da coleção os holótipos, quatro espécies novas de polvos e diversos parátipos, bem como quatro neótipos.
O material coletado serviu de base para a publicação de várias listas de cefalópodes do Brasil. A primeira, com 26 espécies (Haimovici, 1985), a segunda com 42 espécies (Haimovici, Perez & Santos, 1994) e a terceira com 82 espécies (Haimovici, Santos & Fischer, 2009), as três como parte dos livros sobre os moluscos do Brasil produzidos pelo Professor Rios. Uma quarta publicação, com mais de 100 espécies, está em elaboração.
A lista e cópias em formato eletrônico (pdf) dos trabalhos publicados sobre cefalópodes no LRPDC podem ser consultadas no site: www.demersais.furg.br
- Detalhes
- Escrito por mateus
- Categoria: Uncategorised
- Acessos: 2213
Coleção Paleontológica
Responsáveis: Dra. Paula Dentzien-Dias (Curadora), Dra. Silvia Bottezini (Pós-doutoranda)
e-mail: pauladentzien@gmail.com
A coleção Paleontológica da FURG foi iniciada na década de 90 por alunos de graduação em Oceanologia que percorriam as praias do litoral gaúcho coletando fósseis. Os fósseis coletados eram depositados no Laboratório de Geologia e Paleontologia (LGP-FURG). Em 2012, o acervo começou a ter uma professora e técnica responsáveis, o que levou a um aumento de mais de 12.000 espécimes desde então.
Acervo Paleontológico: A coleção Paleontológica da FURG é composta por diferentes fósseis e icnofósseis, além de moldes e réplicas. Atualmente, o acervo conta com mais de 17.000 espécimes, em sua maioria de fósseis do Quaternário, entre mamíferos terrestres e marinhos, invertebrados e icnofósseis, o que a coloca como uma das maiores coleções de fósseis Quaternários do sul do Brasil.
Na coleção Paleontológica estão armazenados fósseis de mamíferos terrestres como Gliptodontes, Milodontídeos, Macrauquenia, Toxodonte, entre outros. A coleção ainda possui diversos exemplares de dentes fósseis de tubarões, raias e peixes ósseos, restos esqueletais de cetáceos fósseis, além de invertebrados marinhos diversos.
A coleção conta com dois holótipos, uma espécie de Actinomiceto fóssil denominada de Palaeostromatus diairetus (LGP/K-0021) e o Briozoário Biflustra holocenica (LGP/L-007).