O foco principal das atividades desenvolvidas no Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha – ECOMEGA é a ecologia e conservação de espécies da megafauna marinha, em especial de mamíferos e tartarugas marinhas. Além das atividades de ensino na graduação e pós-graduação, diversos projetos desenvolvidos pelos professores deste Laboratório nos Oceanos Atlântico Sul-Ocidental e Austral tem fomentado a formação de recursos humanos e a produção científica de qualidade.

 

Golfinho-comum (Delphinus delphis) Autor: Pedro Fruet/Projeto Talude, Local: região oceânica do sul do Brasil

Golfinho-comum (Delphinus delphis)

Autor: Pedro Fruet/Projeto Talude,

Local: região oceânica do sul do Brasil

Orca (Orcinus orca) Autor: Rodrigo Genoves/Projeto Talude,  Local: região oceânica do sudeste do Brasil

Orca (Orcinus orca)

Autor: Rodrigo Genoves/Projeto Talude,

Local: região oceânica do sudeste do Brasil

 

HISTÓRICO:

O Laboratório foi criado em outubro de 1976, pelo naturalista argentino Hugo P. Castello e foi batizado como “Laboratório de Mamíferos Marinhos” (LMM).  Em setembro de 1979, Castello retorna ao Museu Nacional de Ciências Naturais “Bernardino Rivadavia”, na Argentina, e o Laboratório fica sob a responsabilidade da bióloga Maria Cristina Pinedo, que havia ingressado na FURG em 1977. Pinedo finaliza seu mestrado no Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica em 1982 e, , em 1991, o doutorado na Universidade de Santa Cruz - Califórnia. Ao retornar do doutorado, começa a atuar também com pesquisa e conservação de tartarugas marinhas e rebatiza o LMM para “Laboratório de Tartarugas e Mamíferos Marinhos” (LTMM). Pinedo se aposenta em 2002 e o laboratório fica sob a coordenação da Dra. Mônica Muelbert até 2006, quando o Dr. Eduardo R. Secchi ingressa na FURG e assume a liderança do LTMM. O forte viés das ações do LTMM fez com este fosse novamente rebatizado para “Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha” (ECOMEGA), agora sob a responsabilidade compartilhada entre os professores Eduardo Secchi e Silvina Botta.

 

MISSÃO E VISÃO:

A missão do ECOMEGA é promover o avanço do conhecimento científico de excelência e formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e conservação das espécies e seu meio ambiente. Nossa visão é de consolidar o Laboratório uma referência nacional e internacional na pesquisa ecológica da megafauna marinha em ambientes costeiros e oceânicos subtropicais e Antárticos.

 

LINHAS DE PESQUISA:

  • Dinâmica populacional: Descreve a história de vida das espécies através da relação entre seus parâmetros vitais (abundância, taxas de sobrevivência, reprodução e crescimento).
  • Ecologia Trófica: Investiga o papel dos diferentes grupos da megafauna marinha no fluxo de matéria e energia nas teias tróficas de diferentes ecossistemas.
  • Uso do Habitat: Busca compreender a relação entre organismos da megafauna marinha e os componentes físico-químico e biológicos do ambiente e sua variação no espaço e tempo.
  • Interações com Atividades Pesqueiras: Descreve os padrões e quantifica as interações ecológicas (competição por recursos, depredação) e operacionais (capturas acidentais) entre a megafauna marinha e as atividades pesqueiras.
  • Ecologia Molecular: Avalia a estrutura e variabilidade genética bem como os padrões evolutivos das populações e espécies da megafauna marinha.

 

A coleção conta atualmente com representantes de diversas famílias de cetáceos odontocetos, tais como delfinideos, phocenideos, zifídeos, kogídeos assim como cachalotes (Physeter macrocephalus) e uma extensa coleção de exemplares de toninha (Pontoporiidae, Pontoporia blainvillei). Ainda, materiais osteológicos de misticetos e pinípedes, principalmente otarídeos, também estão presentes na coleção.

 

O material depositado vem sendo objeto de uma amplíssima variedade de estudos científicos, aportando um grande número de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-grado, artigos publicados em revistas cientificas internacionais. A coleção é regularmente requisitada por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, o que demonstra a sua relevância científica decorrente da sua abrangência temporal e taxonômica.

 

Para saber mais, visite nossa página:

https://www.ecomegafurg.com.br/

Redes sociais:

http://www.facebook.com/ecomegafurg

https://twitter.com/ecomegafurg

https://instagram.com/ecomegafurg

 

Focas-caranguejeiras (Lobodon carcinophaga) Focas-caranguejeiras descansando em um bloco de gelo marinho, Autor: Renan Lima/Projeto EcoPelagos & Instituto Antártico Argentino, Local: Península Antártica

Focas-caranguejeiras (Lobodon carcinophaga)
Focas-caranguejeiras descansando em um bloco de gelo marinho,

Autor: Renan Lima/Projeto EcoPelagos & Instituto Antártico Argentino, Local: Península Antártica

Golfinhos-pintados-do-Atlântico (Stenella frontalis) Autor: Pedro Fruet/Projeto Talude, Local: região oceânica do sudeste do Brasil

Golfinhos-pintados-do-Atlântico (Stenella frontalis)
Autor: Pedro Fruet/Projeto Talude, Local: região oceânica do sudeste do Brasil

Grupo de baleias-piloto-de-peitorais-longas (Globicephala melas) Autor: Nicholas Daudt/Projeto Talude, Local: região oceânica do sul do Brasil

Grupo de baleias-piloto-de-peitorais-longas (Globicephala melas)
Autor: Nicholas Daudt/Projeto Talude, Local: região oceânica do sul do Brasil