Coleção Paleontológica

 

Responsáveis: Dra. Paula Dentzien-Dias (Curadora), Dra. Silvia Bottezini (Pós-doutoranda) 

e-mail: pauladentzien@gmail.com

 

A coleção Paleontológica da FURG foi iniciada na década de 90 por alunos de graduação em Oceanologia que percorriam as praias do litoral gaúcho coletando fósseis. Os fósseis coletados eram depositados no Laboratório de Geologia e Paleontologia (LGP-FURG). Em 2012, o acervo começou a ter uma professora e técnica responsáveis, o que levou a um aumento de mais de    12.000 espécimes desde então. 

                                              
 

Acervo Paleontológico: A coleção Paleontológica da FURG é composta por diferentes fósseis e icnofósseis, além de moldes e réplicas. Atualmente, o acervo conta com mais de 17.000 espécimes, em sua maioria de fósseis do Quaternário, entre mamíferos terrestres e marinhos, invertebrados e icnofósseis, o que a coloca como uma das maiores coleções de fósseis Quaternários do sul do Brasil.

 

                            

 

Na coleção Paleontológica estão armazenados fósseis de mamíferos terrestres como Gliptodontes, Milodontídeos, Macrauquenia, Toxodonte, entre outros. A coleção ainda possui diversos exemplares de dentes fósseis de tubarões, raias e peixes ósseos, restos esqueletais de cetáceos fósseis, além de invertebrados marinhos diversos.

                                                

A coleção conta com dois holótipos, uma espécie de Actinomiceto fóssil denominada de Palaeostromatus diairetus (LGP/K-0021) e o Briozoário Biflustra holocenica (LGP/L-007).