Conforme conselho (PORTARIA N° 3708/2025), compete ao CTC/CBS:
 
  • Gestão Administrativa e Orçamentária: Organizar a administração do Centro e elaborar o plano de trabalho, propostas orçamentárias, prestação de contas e relatórios anuais para a PROPESP.

  • Controle de Acervo e Equipamentos: Definir normas de uso, deliberar sobre a inclusão de novas coleções, avaliar propostas de utilização e autorizar cursos de capacitação para o uso dos recursos do CBS.

  • Manutenção e Infraestrutura: Supervisionar a conservação das coleções (com apoio técnico) e propor alterações no espaço físico conforme a necessidade de adequação.

  • Relações Institucionais e Normativas: Manifestar-se sobre convênios e contratos firmados pela FURG que envolvam o Centro, além de solicitar pareceres externos (ad-hoc) quando necessário.

 

 

Composição do Conselho Técnico-Científico do Centro de Biodiversidade Subtropical da FURG

 

 

 

MAURCÍCIO SHIMABUKURO 

  

 IO - Instituto de Oceanografia

REPRESENTANTE DO CONSELHO TÉCNICO

Titulação: Doutorado

CV: http://lattes.cnpq.br/6687279161358847

  • Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006 e 2007), e mestre e doutor em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2010, 2018). Tem experiência na área de ecologia bêntica (macrofauna e meiofauna) e taxonomia de Annelida e Nematoda de ambientes marinhos, principalmente do oceano profundo. Meu primeiro pós-doutorado foi focado na meiofauna de zonas hadais no IFREMER (EEP/LEP) e continuei nesse tema no HADAL (Centro Dinamarquês para a Pesquisa de Zonas Hadais) na Universidade da Dinamarca do Sul. Desde julho/2022 integra o Núcleo de Oceanografia Biológica do Instituto de Oceanografia da FURG, como Professor Adjunto I.

 

 

JOSÉ HENRIQUE MUELBERT 

 

IO - Instituto de Oceanografia

REPRESENTANTE DO CONSELHO TÉCNICO

Titulação: Doutorado

CV: http://lattes.cnpq.br/8085929420978720

  • Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG e doutorado em Oceanografia - Dalhousie University (Canadá). Atualmente é Professor Titular da FURG, tendo coordenado o Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica entre 2003 e 2006 e atuado como Vice-Diretor e Diretor do Instituto de Oceanografia da FURG (IO-FURG) entre 2014 e 2017. É coordenador do INCT-Mar Centro de Oceanografia Integrado (INCT-Mar COI). Atuou no Comitê Científico Executor do Programa GOOS do Comitê Oceanográfico Internacional da Organização das Nações Unidas Para Educação Ciência e Cultura entre 2002-2007, e foi reconduzido entre 2012-2016. Representante brasileiro no Scientific Committee for Ocean Research (SCOR). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas no Atlântico Sul: ictioplâncton, processos fisico/biologicos, modelagem de transporte de larvas de peixes, modelagem espacial e variabilidade climática.

 

 

LUIS FERNANDO FERNANDES MARINS 

  

PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

REPRESENTANTE DO CONSELHO TÉCNICO

Titulação: Doutorado

CV: http://lattes.cnpq.br/5407644720819388

  • Luis Fernando Fernandes Marins é graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 1987), onde também obteve os títulos de mestre (1993) e doutor (2001) em Oceanografia Biológica. Durante o doutorado, realizou estágio sanduíche na University of Southampton (Reino Unido), experiência fundamental para sua formação em biologia molecular, engenharia genética e transgenia aplicada a organismos aquáticos. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, com atuação permanente nos Programas de Pós-Graduação em Aquicultura (CAPES 6) e em Ciências Fisiológicas (CAPES 5). Atua, também, na gestão institucional como Diretor de Pesquisa (DIPESQ/PROPESP) da FURG, contribuindo para a formulação, organização e acompanhamento das políticas institucionais de fomento à pesquisa. Também, faz parte do Comitê Gestor do INCT-BAA - Biodiversidade da Amazônia Azul, participando da coordenação estratégica e da integração de pesquisas multi-institucionais. É líder do grupo de pesquisa LEGENE - Engenharia Genética e Biotecnologia (CNPq) e Presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio-FURG). Sua trajetória científica é marcada pela implantação de tecnologias pioneiras na FURG, com destaque para a geração do primeiro modelo de zebrafish (Danio rerio) geneticamente modificado no Brasil (2004) para estudos fisiológicos, a implementação da edição genômica por CRISPR-Cas9 e a introdução de tecnologias de sequenciamento de terceira geração por nanoporos, que estruturaram novas linhas de pesquisa e fortaleceram a infraestrutura institucional. Suas principais linhas de pesquisa concentram-se na interface entre fisiologia, biologia molecular e biotecnologia, com ênfase em engenharia genética aplicada a organismos aquáticos e microrganismos, modelos experimentais para estudos fisiológicos, probióticos recombinantes e abordagens genômicas de nova geração. Possui produção científica consolidada, com mais de 130 artigos publicados em periódicos indexados. O impacto bibliométrico é evidenciado por índice h = 25 segundo o Web of Science e h = 28 no Scopus. De acordo com o Google Scholar, sua produção acumula mais de 3.000 citações, com h-index = 32. Recebeu distinções acadêmicas nacionais, com destaque para a Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses (2020). Sua atuação é sustentada por captação contínua de recursos, tendo coordenado 27 projetos financiados, além de contribuição expressiva na formação de recursos humanos, com mais de 100 orientações concluídas em diferentes níveis (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado), incluindo egressos atualmente vinculados a universidades e instituições públicas, contribuindo para processos de nucleação científica. 

 

 

RENATO NAGATA

 

IO - Instituto de Oceanografia

REPRESENTANTE DO CONSELHO TÉCNICO

Titulação: Doutorado

CV: http://lattes.cnpq.br/3564202320514333

  • Sou graduado em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Zoologia pelo PPG em Zoologia da UFPR (2010) e pelo PPG em Zoologia do Instituto de Biociências da USP (2015), com período de estágio no Marine Biological Laboratory, The University of Chicago, EUA (2014). Realizei pós-doutorado no IB-USP (2015-2016), com período de estágio na Kitasato University School of Marine Biosciences, Japão (2016). Sou professor do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (desde 2016), atuando no Laboratório de Zooplâncton (@labzoofurg). Ministro as disciplinas "Biodiversidade de Invertebrados Marinhos", "Ecologia do Zooplâncton Marinho", "Biomecânica aplicada a organismos aquáticos" e "Instrumentação Oceanográfica: Práticas e Técnicas". Faço parte do comitê gestor do Centro de Biodiversidade Subtropical (CBS-FURG), do qual sou curador da coleção de zooplâncton e ictioplâncton marinho. Sou coordenador adjunto do PPG em Oceanografia Biológica (PPGOB-FURG) onde oriento alunos de mestrado e doutorado. Tenho experiência com a biologia e ecologia do zooplâncton gelatinoso, particularmente os cnidários planctônicos (Cnidaria, Medusozoa), investigando sua biodiversidade, desenvolvimento e fatores ambientais que levam a formação de blooms de medusas (dinâmica sazonal e oceanográfica, ecologia trófica, biomecânica alimentar). Também pesquiso os efeitos desses blooms sobre atividades econômicas como a pesca e turismo, quando relacionados a surtos de acidentes com medusas tóxicas aos humanos. Neste ultimo tópico, tenho atuado em extensão visando promover informações sobre as espécies de medusas que causam acidentes, sua sazonalidade, medidas preventivas e mitigatórias aos surtos de acidentes que têm acometido o Rio Grande do Sul, através da produção de materiais de divulgação voltados à população (folders, cartilhas, postagens em redes sociais) e da participação em mídias locais através de entrevistas e reportagens. Mais recentemente, tenho trabalhado com técnicas de filmagem em alta frequência de captura de imagens ("super slow-motion"), como a velocimetria de partículas digitais (em inglês PIV), aplicadas a estudos comportamentais e de biomecânica de organismos aquáticos. Com isso, tento integrar conhecimentos sobre como a biologia básica de medusas (e.g. desenvolvimento, morfologia funcional, mecânica alimentar) podem influenciar fatores funcionais (dinâmica populacional, impacto predatório e nicho trófico), o que pode ter repercussões sócio-econômicas importantes em diversas regiões costeiras do Brasil.

 

 

PABLO SANTOS GUIMARÃES 

ICB - Instituto de Ciências Biológicas

REPRESENTANTE DO CONSELHO TÉCNICO

Titulação: Doutorado

CV: http://lattes.cnpq.br/6239904080014969

  • Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (2008), mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Federal do Rio Grande (2011) e doutorado em Pós-Graduação em Oceanologia (PPGO) pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Foi Professor Substituto no Instituto de Ciências Biológicas (FURG) nas disciplinas de Diversidade Vegetal I(Cianobactérias, algas, briófitas, licófitas, pteridófitas e fungos) em duas ocasiões (2013-2014 e 2023-2025) e atualmente é Técnico Adminitrativo de Ensino no Instituto de Ciências Biológicas na FURG . Tem experiência na área de ecologia e fisiologia de microalgas planctônicas, bentônicas e perifíticas com ênfase na dinâmica da comunidade fitoplanctônica e microbiana relacionada a produção de carboidratos, e ocorrência de comunidades bentônicas intertidais de cianobactérias fixadoras de nitrogênio. Trabalha com diversidade de microalgas, com trabalhos de identificação e caracterização de comunidades perifíticas e planctônicas, em especial em ambientes do extremo sul do Brasil. Experiência em cultivo de microalgas, estando atualmente na curadoria do Banco de Cultivo de Microalgas Dulcícolas da FURG, coleção com cepas de algas verdes, cianobactérias, diatomáceas. Também vinculado a trabalhos relacionados à produção de cianotoxinas e bioindicação da qualidade da água por comunidades perifíticas.  

 

 

SONIA MARISA HEFLER

ICB - Instituto de Ciências Biológicas 

REPRESENTANTE DO CONSELHO TÉCNICO

Titulação: Doutorado

CV: http://lattes.cnpq.br/2232169421985462

  • Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de Passo Fundo (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Ciências: Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atuação como Professora da PUCPR de 2003 à 2008 (Cursos de Agronomia e Biologia Bacharelado). Professora Titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande (2008-atual), para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Tecnólogo em Toxicologia Ambiental; Curso EAD em Ciências; Especialização em Diversidade Vegetal (Coordenadora Adjunta- atual); Especialização no EAD C10 e no Programa de Pós Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Tem experiência na área de Botânica, ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: florística, taxonomia, biologia de macrófitas aquáticas, etnobotânica, inventário de cobertura vegetal, botânica aplicada ao Ensino de Biologia e Ciências. Coordenação de área do PIBID (2011 a 2022; 2024-atual); Curadora do herbário HURG (2010-atual) e Coordenadora do Residência Pedagógica/Biologia (2022-2024l). Participou dos grupos de pesquisa GEQPC (Educação) e HURG, atualmente no Grupo de pesquisa GEFLOS (coordenadora).

 

 

ROGÉRIO TUBINO VIANNA

 

ICB - Instituto de Ciências Biológicas

REPRESENTANTE DO CONSELHO TÉCNICO

Titulação: Doutorado

CV: http://lattes.cnpq.br/6832381849558970

  • Sou Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007), onde também concluí um pós-doutorado (2008). Me tornei Mestre em Zootecnia (Piscicultura) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2001) e obtive a graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1998). Atuei na Universidade Federal de Sergipe (2009-2010) no Curso de Engenharia de pesca; na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Curitibanos nos cursos de Ciências Rurais e Medicina Veterinária (2010-2013); e atuo na FURG desde julho de 2013, onde me tornei Professor Associado IV, junto ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no qual atuo como docente na graduação nos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado da FURG. Ministro disciplinas de Zoologia, Parasitologia animal e simbiose, e atualmente de ilustração científica com o uso de grafite, nanquim, aquarela e ferramentas digitais. Meu interesse em pesquisa concentra-se nas áreas de parasitologia e simbiose de organismos aquáticos dulcícolas e estuarinos. Tenho interesse em taxonomia, sistemática e filogenia de Platyhelminthes, principalmente pelos Neodermata. Recentemente criei o GIBI - Grupo de ilustração biológica, que atuará na formação de ilustradores científicos e dentro do Centro de Biodiversidade Subtropical da FURG auxiliando os pesquisadores com ilustrações científicas e de divulgação.