Histórico e apresentação

O herbário da Universidade do Rio Grande (acrônimo: HURG) inclui exemplares de plantas, fungos, macroalgas e também abarca uma coleção anexa de microalgas (ainda não catalogada na coleção oficial) e em 2023 teve início à Coleção arqueobotânica.

O herbário teve seu início com coletas e registros de exemplares provenientes de atividades didáticas e de pesquisa, em especial pela professora Vera Susin, uma das fundadoras do herbário e responsável pela criação da coleção micológica do herbário, sendo também a primeira curadora do acervo. O HURG abriga um acervo muito representativo da flora subtropical do Brasil, em especial do extremo sul, sendo um fiel depositário de material testemunho de muitas pesquisas. Atualmente a coleção conta com cerca de 8.500 registros, catalogados e com banco de dados informatizado.




Coleção Botânica da FURG

A coleção do HURG é reconhecida internacionalmente pelo “Index herbariorum”, um diretório global de herbários hospedado no New York Botanical Garden, ao qual nosso herbário está indexado desde 1982. Além disso, integra a Rede Brasileira de Herbários (RBH) e assim mantêm o intercâmbio com diversos herbários do Brasil, por meio de empréstimo e permuta de espécimes para estudos científicos. Além disso, recebe pesquisadores “in loco” para estudo de espécimes da coleção, em sua maioria envolvendo taxonomia e filogenia.
As atividades realizadas para a manutenção e ampliação da coleção compreendem: a) saídas de campo para coleta de material vegetal; b) recebimento de exemplares para herborização ; c) intercâmbio de amostras com outros herbários; c) confecção de exsicatas (fragmento ou exemplar de planta que é prensada, seca e fixada em cartolina, acompanhada de etiqueta com informações sobre o espécime); d) registro no banco de dados a partir do software JABOT (vinculado ao jardim Botânico do Rio de Janeiro); e) incorporação na coleção, onde os exemplares são acondicionados em armários metálicos (ordem alfabética do nome das famílias) em uma sala a 5ºC; f) manutenção da coleção, controle de insetos predadores e fungos. Ainda mantém diversas atividades que envolvem o ensino e a extensão, como atividades didáticas, cursos, oficinas, mostras itinerantes e atendimento ao público e visitas.



Para dar mais visibilidade e facilitar o acesso, a coleção está credenciada junto ao INCT Flora e Funga do Brasil e vinculada a rede de herbários (Reflora) e coleções virtuais, como a Rede Species Link, criada e mantida pelo CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental), também cadastrado no GIBF, vinculado ao SIBBr. No momento dispomos parte do banco de dados nas redes virtuais (estamos em processo de inserção dos dados) e ainda não dispomos imagens virtuais da coleção para acesso online (em processo de preparo).


Responsável: Profa. Dra. Sonia Marisa Hefler (Professora Curadora da coleção), Dra. Caroline Igansi (auxilio técnico), estagiários bolsistas e voluntários (auxilio na organização e manutenção).
Instagram: @hurgfurg
E-mail: hurg@furg.br
E-mail: smhefler@yahoo.com.br